Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Moradores de São Timóteo barraram pescadores caetiteenses na noite desta sexta-feira


Mesmo com as placas de aviso em torno da Lagoa de São Timóteo colocadas pela Associação de Moradores proibindo a pesca predatória onde pescadores utilizam-se de redes e tarrafas para fazer o famoso arrastão, diversas pessoas tem ignorado os avisos e infringindo a lei, teimam em armar redes na lagoa pública.
O último fato aconteceu na noite de ontem (21) quando mais de 20 moradores barraram três caetiteense que tinham armado mais de 200 metros de rede, os obrigando a retirá-la o mais rápido possível e pedindo aos mesmo para que se retirassem do espaço, onde foi prontamente atendido sobre pedido de desculpas.
A atitude dos moradores, que já reuniram e estão dispostos tanto a barrar como procurar a justiça se necessário vem atender a questões ambientais e legais, como prega a LEI Nº 7.653, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1988. onde preconiza no seu Artigo 27º, § 4º Fica proibido pescar no período em que ocorre a piracema, de 1º de outubro a 30 de janeiro, nos cursos d'água ou em água parada ou mar territorial, no período em que tem lugar a desova e/ou a reprodução dos peixes; quem infringir esta norma fica sujeito à seguinte pena:
a) se pescador profissional, multa de 5 (cinco) a 20 (vinte) Obrigações do Tesouro Nacional - OTN e suspensão da atividade profissional por um período de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias;
b) se a empresa que explora a pesca, multa de 100 (cem) a 500 (quinhentas) Obrigações de Tesouro Nacional - OTN e suspensão de suas atividades por um período de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias;
c) se pescador amador, multa de 20 (vinte) a 80 (oitenta) Obrigações do Tesouro Nacional - OTN e perda de todos os instrumentos e equipamentos usados na pescaria.
A preocupação da população local é com a piracema, período do ano que vai de 1º de outubro a 30 de janeiro onde acontece a reprodução dos peixes.

3 comentários:

  1. Atitude corajosa dos moradores de São Timóteo. Que continuem unidos em busca de melhorias para a comunidade e em repúdio a ações predatórias como a das pessoas que cometeram esse desatino. Meus aplausos a eles.

    ResponderExcluir
  2. Já passou a época de piracema e então deveriam ser retiradas as placas de proibição

    ResponderExcluir
  3. Falam q a lagoa é pública e que só poderia se pescar depois da época da piracema, mas mesmo q ja tenha passado a época da piracema eles ñ deixam ninguém pescar, só os moradores de lá, ue a Lagoa ñ é pública ? Me expliquem isso !

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.