Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Secretaria de Assistência Social promove palestra para educadores

Por iniciativa da Secretaria de Assistência Social do município de Livramento de Nossa Senhora, aconteceu nesta quinta-feira (23/08), uma palestra sobre prevenção e consumo de drogas ministrada pela psicóloga e professora da UESB Dr. Ana Mara Dutra. O público alvo da palestra foram professores, coordenadores e diretores da Unidade Escolar Barão de São Timóteo e Unidade Escolar Joaquim Alves de Oliveira. Estiveram também presentes, a secretária de Assistência Social Silvana Spínola, a coordenadora de Educação Ezilma Luz, a coordenadora do CREAS e assistência social Nívea Barros e a coordenadora do CRAS volante Jotelma Santos.

                                                              Dr. Ana Mara Dutra

A palestra foi voltada para a formação de educadores no combate ao consumo de drogas, já que a clientela atendida pelos professores destas unidades de ensino são considerados um público vulnerável e de risco, pois se tratam de adolescentes.
A palestrante apresentou o modelo de compreensão do consumo de drogas. Partindo do seu processo histórico, já que a relação do homem com substâncias psicóticas é tão antiga quanto a humanidade. Uma história que envolve religião e medicina além de questões morais, econômicas e de controle político. Porque  droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidos através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo: cafeina (presente no café), nicotina (presente no tabaco), o ópio ( papoula) e o THC (presente na maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.
O contato do ser humano com a droga é praticamente impossível, portanto cabe orientar sobre qual tipo de droga deve ser usada, quando usada, que quantidade deve ser usada, em que contexto deve ser usada e quando deve ser evitado o uso. Dependendo de quais dessas condições o indivíduo se enquadre, ele se torna um usuário de risco, pois deparam diariamente com diferentes tipos de drogas, como: medicamentos, estimulantes, tabaco além de outras ilícitas.
Portanto, é de suma importância programas de proteção ao consumo dessas substâncias, principalmente para jovens, já que são presas fáceis.
















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.