Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Projeto de Incentivo ao Cultivo do Umbu Gigante entrega mais 3.000 mudas em Livramento.


Neste último final de semana (18 e 19), com o apoio do programa de voluntariados da Fundação Banco Brasil, a ASAMIL esteve nas comunidades de Lagoinha (distrito de Iguatemi), São Timóteo e Tamboril realizando a distribuição de 3,000 mudas de Umbu Gigante às famílias de agricultores familiares da região.
A atividade faz parte do “Projeto de Incentivo ao Cultivo do Umbu Gigante” que a ASAMIL desenvolve na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, atendendo a 100 famílias com 50 mudas cada em cinco comunidades do município, totalizando 5,000 mudas distribuídas.
Antes da distribuição das mudas, as famílias beneficiadas assistiram a uma palestra com o agrônomo Caio Rodrigues, que orientou os participantes em relação ao plantio e ao trato que o umbuzeiro gigante requer. Estiveram presentes, além do coordenador de projetos da ASAMIL, Dilto Aguiar, os presidentes das associações dos moradores de São Timóteo e Tamboril.
Árvore símbolo da resistência do semiárido por sua tolerância ao clima da região, o Umbuzeiro foi retratado em grandes obras literárias como “Os Sertões” de Euclides da Cunha, onde o autor ressalta sua importância para o sertanejo.
“Os umbuzeiros… árvores sagradas do sertão… suas flores alvíssimas são a nota mais feliz do cenário deslumbrante. Desafiando as secas mais duradouras, amparam, alimentam, mitigam a sede do homem do sertão”.
Os Sertões – Euclides da Cunha, 1902.


Conhecido por seus frutos deliciosos mesmo em épocas de escassez total de água, o umbu tem um enorme potencial para melhorar a qualidade de vida do povo que realiza o extrativismo e beneficiamento do fruto, gerando trabalho e renda para milhares de famílias do semiárido.






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.