Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Projeto de Incentivo ao Cultivo do Umbu Gigante faz capacitação em Olhos D´água do Meio e distribui 1,000 mudas.


Dando continuidade às celebrações que acontecem pela Semana Nacional do Meio Ambiente, a ASAMIL realizou ontem (06), em parceria com o Banco do Brasil, a primeira capacitação com famílias beneficiadas pelo “Projeto de Incentivo ao Cultivo do Umbu Gigante”.
A capacitação aconteceu no povoado de Olhos D´Água do Meio, a primeira comunidade quilombola reconhecida de Livramento de Nossa Senhora, onde 20 famílias participaram das atividades propostas e receberam 50 mudas de Umbu gigante para plantar em seus quintais.
Além das 1,000 mudas entregues aos agricultores familiares, os participantes puderam aprender técnicas agroecológicas de manejo e plantio da árvore que é um símbolo de resistência do semiárido, em especial para o povo baiano.
O incentivo ao cultivo do umbu gigante é uma poderosa ferramenta para fortalecer as famílias e comunidades rurais que realizam seu extrativismo, possibilitando a geração de renda e a melhoria na qualidade de vida através da comercialização e beneficiamento do fruto.
Por ser uma planta endêmica do semiárido e totalmente adaptada aos climas e solos da região, o umbu não requer nenhum tipo de adubação química ou agrotóxicos para o controle de pragas; o que o torna uma ótima alternativa aos atuais cultivos de maracujá e manga que predominam no município de Livramento. Infelizmente a maioria dos produtores de manga e maracujá do município se utilizam de grandes quantidades de produtos químicos, colocando em risco a saúde dos agricultores e dos consumidores.

Como atividade de encerramento da capacitação, as famílias se reuniram no quintal de Dona Ana, uma das moradoras mais queridas da comunidade, para realizar o plantio da 1ª muda de umbu gigante do projeto.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.