Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

ASAMIL constrói as primeiras cisternas calçadão do município em comunidades da zona rural


A ASAMIL está concluindo a construção das primeiras 42 cisternas de produção do tipo calçadão do município de Livramento de Nossa Senhora através do projeto “Mais Água II” em de parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social – MDS e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia – SDR.
As cisternas calçadão, que tem capacidade de armazenamento de 52,000 litros, recebem este nome por conta de sua forma de captação da água da chuva, que se utiliza de uma área de 200 metros quadrados de concreto (também conhecido como terreirão) para acumular e direcionar a água para dentro da cisterna.
O objetivo do projeto é a melhoria da qualidade de vida da população rural, visando garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias através do incentivo à produção de alimentos e da inclusão produtiva das famílias de agricultores e agricultoras do semiárido.
As comunidades que estão recebendo as cisternas são: Açoita Cavalo, Malhada Grande,  Quixabeira, Pajeú, Jureminha, Capim Doce, Jatobá, Tanquinho, Pé de Serra, Lagoa dos Couros e Barrinha.
A beneficiária da comunidade quilombola de Lagoa dos Couros, Anelita da Silva (58), está muito feliz com a chegada das cisternas na região: “Essas caixas ajudam muito agente, vamos ter uma verdura que não tem veneno né...... semana passada eu comprei um tomate, coloquei na geladeira, quando fui comer tava um cheiro de veneno, não pude nem comer o tomate, eu quero fazer minhas plantas com minhas mãos mesmo”, afirma Anelita.
Nesse momento em que a microrregião de Livramento passa por um período de escassez severa de chuvas, as cisternas vão ajudar muito as famílias a conviverem de forma digna e humana com a seca.

O coordenador do projeto “Mais Água II”, Dilto Aguiar, está confiante com a possibilidade de chegada de mais tecnologias sociais para o município. A ASAMIL está concorrendo em um edital do P1MC – Programa 1 Milhão de Cisternas – para a construção de mais 60 cisternas de produção a serem implantadas em Livramento.
FONTE: ASCOM 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.