Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

ASAMIL vai construir 1.100 cisternas em Livramento


Representantes de diversas associações da microrregião de Livramento e do poder público se reuniram no mês de maio no plenário Didi Azevedo da câmara de vereadores de Livramento de Nossa Senhora para a formação da comissão municipal do Programa Cisternas em Livramento de Nossa Senhora. A reunião foi convocada pela ASAMIL, que está iniciando os trabalhos de execução dos contratos 093/2014 SJDHDS-ASAMIL e 074/2014 SDR-ASAMIL – referentes aos projetos “Cisternas de Consumo” e “Cisternas Água para Produção”.
Entre os participantes, estiveram os senhores José Aparecido da Silva e Gonçalo Miguel da Silva, representando a Associação do Desenvolvimento Comunitário dos Quilombos de Lagoinha e Poço; a senhora Ozani Araújo Oliveira da Associação das Mulheres de Tamboril e regiões circunvizinhas; a senhora Rita de Cássia Ambrósio da Costa da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade de Olhos D´agua do Meio; o senhor Vitório Novais Rocha representando a Sub-sede do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias da Serra Geral; os senhores Romualdo Pereira Castro e Raimundo Pereira Riqueza do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Livramento – STRL; o senhor Nelson José Tanajura Leal, secretário da Agricultura, da Indústria e do Comércio de Livramento; o senhor José de Araújo Silva, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Livramento e o senhor Rafael Sousa Viana representando a Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento.
A reunião foi acompanhada pelos coordenadores de projeto da ASAMIL, Caio Tatamiya e Dilto Aguiar, pelo gerente administrativo Diego Lessa e pelos técnicos de campo Adão Azevedo Chaves, Giliarde Trindade, Fernando Batista dos Santos e João Aparecido Ramos da Costa, serviu também para discutir a questão do acesso á água no município que passa por uma estiagem prolongada nos últimos anos.
Em Livramento de Nossa Senhora, só no projeto de “Cisternas de Consumo”, serão construídas 1.100 cisternas de 16.000 litros com capacidade de armazenamento total de 17.600.000 litros de água que devem atender aproximadamente 5.500 pessoas.                  Já o projeto “Cisternas Água para Produção” irá construir em Livramento 42 cisternas de 52.000 litros e 30 barreiros-trincheira familiares com capacidade de armazenamento de 600.000 litros cada um, somando um total de mais de 20.000.000 de litros que irão viabilizar a produção da agricultura familiar na região.
Além de Livramento de Nossa Senhora, o projeto “Cisternas Água para Produção” vai atender também o município de Dom Basílio, onde serão construídos 35 barreiros-trincheira e 42 cisternas de produção e o município de Contendas de Sincorá, que vai receber 30 barreiros-trincheira e 42 cisternas para produção.
O projeto “Cisternas de Consumo” já iniciou a mobilização junto aos futuros beneficiários de Livramento, organizando reuniões para esclarecer como será a execução do projeto nas comunidades de Couros, Malhada grande, Formosa e São Timóteo.
Ambos os projetos tem o período de um ano para a execução e serão desenvolvidos pela Associação do Semi-árido da Microrregião de Livramento – ASAMIL .


FONTE: Ascom-ASAMIL





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.