Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

UMA HOMENAGEM AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE


Hoje dia 04 de outubro é comemorado dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissionais que se tornaram de suma importância no atendimento e assistencia às famílias no país.
O programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para a Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde que possui as principais especialidades médicas e demanda espontânea e/ou encaminhada por unidades elementares de saúde.
A região de São Timóteo vem sendo muito bem representada ao longo dos anos por estes profissionais, os reflexos são visíveis na redução da taxa de mortalidade infantil, na extinção da desnutrição infantil e de doenças como a tuberculose, paralisia infantil, cólera, entre tantas outras doenças que ceifou a vida de muitas pessoas ao longo dos anos por falta de prevenção e de assistência por parte do estado. Vale ressaltar também o acompanhamento de pessoas com diabetes, hipertensão e obesas.
Portanto, fica aqui nossa homenagem a estes profissionais da saúde e que se tornaram da família.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.