Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Incidência de câncer em Livramento é preocupante

FOTO: RAIMUNDO MARINHO
O aumento dos casos de neoplasia maligna (câncer) tornou-se preocupante, nos últimos anos, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Porém, o assunto ainda não sensibilizou as autoridades locais nem estaduais, inexistindo estatísticas oficiais a respeito.
A preocupação resulta justamente de ter se tornado perceptível ao senso comum, mas sem qualquer ação governamental para enfrentamento do problema. Assim, não se sabe se houve aumento efetivo ou apenas mais conhecimento do que antes permanecia escondido.
A estatal brasileira Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou, ontem, na Câmara de Vereadores local, os resultados de um estudo epidemiológico sobre a incidência da doença em nossa região.
Cobre de 1995 a 2010, portanto com a considerável defasagem de quatro anos. Tem como foco o raio de influência de 20 km em torno da mina de urânio explorada pela própria INB, compreendendo os municípios de Caetité (sede da empresa), Lagoa Real e Livramento (Mocambo e São Timóteo).
FOTO: RAIMUNDO MARINHO
Apesar da relevância do assunto, o evento atraiu poucas pessoas. Mas houve muito interesse e muitas perguntas por parte destas. A linha de respostas adotada pelos palestrantes, no entanto, frustrou os presentes, pois pareceram limitados ao interesse promocional da mineradora.
Segundo o consultor da Fiocruz, Tarcísio Cunha, um dos palestrantes, o objetivo do estudo foi atender a uma condicionante de monitoramento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), em relação a possível contaminação resultante da extração do urânio. Não foram sinalizadas quaisquer ações corretivas ou preventivas.
Perguntas sobre o número e aumento reais dos casos de câncer, no período, e a relação dos mesmos com a contaminação pelo urânio, no caso das regiões de influência da mina, ou dos agrotóxicos, no caso de Livramento, tiveram respostas imprecisas e insatisfatórias.
O estudo evidenciou apenas melhoria dos registros sobre mortes por câncer na região, sem apontar qualquer relação com a reconhecida contaminação ambiental, nos três municípios, gerando desconfiança, já que a pesquisa foi custeada pela própria INB, tida como empresa altamente poluidora.
FONTE: MANDACARUDASERRA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.