Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Lagoa Real

FOTO: TV REAL NET
De acordo o site TV Real Net, o pedreiro popularmente conhecido como Som, morreu depois de desequilibrar da marquise onde estava realizando mais um de seus serviços diários na tarde desta quinta-feira (14/08) na cidade de Lagoa Real.
Ainda de acordo o site, o trabalhador acabou desequilibrando enquanto retirava algumas madeiras da lage de um prédio e acabou caindo.
Um dos principais motivos para acidentes desta natureza é o não uso dos Equipamentos de Proteção Individual, conhecido pela sigla EPI, já que a legislação que trata de EPI no âmbito da segurança e saúde do trabalhador é estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Lei 6514 de dezembro de 1977, que é o Capítulo V da CLT, estabelece a regulamentação de segurança e medicina no trabalho. 
Seção IV desse capítulo, define a obrigatoriedade de a empresa fornecer o EPI gratuitamente ao trabalhador, e a obrigatoriedade de o EPI possuir o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 
Artigo 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados. 
Mas em muitos casos os próprios trabalhadores abrem mão de seus direitos e da proteção à vida, deixando de usar na construção civil itens importantes como sapatos, luvas, óculos, capacete e o cinto de segurança, que neste caso específico teria salvado a vida do trabalhador.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.