Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

AGRICULTOR : O BRAÇO FORTE DA ECONOMIA DESTE PAÍS

FOTO: Elidia Nunes Dourado
O dia de hoje, 28 de julho, é comemorado o dia do agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960.
O presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, pois considerava que o trabalho do agricultor foi o responsável pelo crescimento econômico do país.
Com isso, fez uma demonstração do respeito que o trabalho braçal possui, sendo merecedor de respeito e de manifestações de agradecimento pelos trabalhadores.
A economia de nossa região baseia-se na produção agrícola realizada por agricultores familiares em propriedades irrigadas através de poços artesianos, já que agriculturas tradicionais como o feijão, milho e mandioca tem ficado cada dia mais difícil produzir devido a escassez de chuva somada a sua irregularidade. Dando espaço agora a outros cultivos como o maracujá, manga, abóbora e melancia.
Ser pequeno agricultor no Brasil não é nada fácil, mesmo sendo responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos por nossa população. No entanto, apesar de representar 84,4% dos estabelecimentos agropecuários, segundo o  Censo do IBGE, apenas os grandes latifundiários têm o capital necessário para o investimento em produtos e tecnologias de ponta. Desta maneira o pequeno produtor passa por dificuldades de ordem tanto técnica quanto política e econômica, mas mesmo assim não deixa de ser o braço forte da economia deste país.

Um comentário:

  1. Bela lembrança Bento. E obrigada por postar uma fotografia minha e do agricultor Sr. Romualdo em um dos mais gratificantes momentos da minha carreira de extensionista rural. Implantação da UTD de palma na comunidade da Horta. Abraços.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.