Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

IGREJA DE SÃO TIMÓTEO FOI NO PASSADO PINTADA COM AS CORES DA SELEÇÃO

IGREJA COM ESTRUTURA ORIGINAL

A igreja de São Timóteo, principal monumento cultural e histórico que ainda sobrou do ciclo do ouro do período colonial brasileiro, foi pintada nas décadas de 70 e 80 do século XX, com as cores da seleção brasileira. Paredes amarelas; marcos, portas, janelas e rodapés verdes.
Datada de 1696, a igreja foi construída no centro dos casarões em referenda à Nossa Senhora D'Ajuda. De acordo moradores, a baronesa Carlota Joaquina, esposa do Barão, fez uma promessa à Santa, caso a lagoa enchesse construiria uma capela em sua homenagem. A ver a lagoa cheia, com as águas vindas das nascentes e córregos das serras, a baronesa iniciou a construção com mão-de-obra escrava, onde teve a imagem da Santa vinda de Portugal e uma de São Timóteo para ser o padroeiro do local.
Além do verde e amarelo, nossa igreja não conservou nem as cores nem a estrutura original. Enquanto às cores, já foi pintada de branca, azul, azul celeste, roxa, amarela, entre tantas outras. Se tratando da estrutura, já houve mudanças significativas. De acordo fontes históricas, em sua estrutura origianal a escadaria que dá acesso ao coro hoje interna, era externa. Nas laterais havia varandais, o altar já foi reconstruído depois de um incêndio no final da década de 70.
Enquanto ao verde e amarelo, com certeza não foi nenhuma homenagem à seleção canarinha, já que no passado as missas eram organizadas por festeiros. Estes festeiros eram os responsáveis pela pintura e conservação da igreja no período que se aproximava os festejos, portanto, não passou de uma questão de gosto pessoal.
Aproveitando-se da história aliada ao período da copa 2014 organizada no Brasil, fizemos a montagem de como foi nossa igreja no passado.
IGREJA NA FORMA ATUAL

MONTAGEM





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.