Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Mucambo à beira da crise


A natureza a cada dia nos revela surpresas, o que parece impossível em um dia, no outro se torna fácil de mais e resolve todos os problemas, e o que parece já resolvido vem o tempo e mostra que a dificuldade pode voltar a bater a porta. A exatamente um ano a comunidade do Mucambo vivia uma crise muito parecida com a de hoje, mas em uma plena sexta-feira Santa (29/03/2013) os problemas exalaram feito álcool exposto ao vento, com uma chuva abençoada não vista nas últimas duas décadas. A repercussão foi tamanha que até o Portal G1 das Organizações Globo publicou em seu site e no programa jornalistico BATV. http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/04/chuvas-atingem-pontos-da-ba-mas-seca-deve-ser-mantida-indica-inmet.html
Parecia que o povoado viveria despreocupado pelos próximos anos até mesmo com um período prologando de seca, que é muito comum nesta região. E mais uma vez o ser humano soberbo e que acredita que os recursos naturais são inesgotáveis, erra, e vê o sofrimento chegar mais uma vez.
A pequena represa que parecia imponente não resistiu ao consumo exagerado e aos fatores climático que de maneira quase que invisível carrega a água através da evaporação e da penetração no solo seco e castigado pela retirada de água do lençol freático através de poços.
Agora, vive o Mucambo a beira de uma crise climática e de uma de consciência a espera de mais uma daquelas chuvas abençoadas que venha resolver quase todos problemas e esquecer por tempo in(determinado) parte das dificuldades.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.