Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Dia da Consciência Negra. Que "consciência"?




Hoje é comemorado o dia da Consciência Negra, pois exatamente há 317 anos morria Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e que lutava pela resistência do negro à escravidão, portanto, este dia é dedicado à reflexão sobre à inserção do negro na sociedade brasileira.
Dia de reflexão sobre até onde vai a consciência de cada um, dia de pensar até onde o negro é valorizado e reconhecido igualmente a seus irmãos brancos.
O que vemos ainda é uma sociedade preconceituosa, racista e sem consciência, onde tem uma tendência de pensamento em que dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas das outras, encarando o racismo como algo normal e corriqueiro.
Vale lembrar que racismo é crime e sujeito à prisão, inafiançável e imprescritível e está previsto no Art. 140 do Código Penal Brasileiro. 
Tem que se parar com a ideia que uma nação igualitária se faz só com leis que dão igualdade, uma nação igualitária se faz com pessoas conscientes que pensam que todos são iguais perante a lei ou não. Porque a legislação ainda é falha, tem brechas e dá brechas aos que tem mais força e poder. E justamente quem vem tentando mudar este paradigma no judiciário é um irmão afro-descendente chamado Joaquim Barbosa, onde provou que independente de cor  ou status a lei tem que ser para todos, assim como a cadeia (para quem foge a lei, é claro).


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.