Reisado: tradição e cultura
Ontem, 06 de janeiro, foi comemorado o dia de Santo Reis. O Reisado é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações de culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país, inclusive a nossa. Apresentando um caráter profano-religioso, faz parte do ciclo natalino onde cantam e dançam visitando as residências daquele que aceitam o o Santo Reis do período que compreende o Natal até o dia santo 06 de janeiro.
Depois da peregrinação é realizada a festa na comunidade de origem do Terno, como é chamado o grupo que canta e toca. As despesas do festejo é arcado com o dinheiro e com outras ajudas que o Terno de Reis ganham como: galinha, porco, bode e até bovinos.
Em nossa região há grupos tradicionais como da Mangabeira, Jureminha, Juazeiro, Quixabeira, Frios, Lagoa do Mato e Lagoa do Leite - Jatobá.
Este ano, o terno de Reis da Mangabeira/Riacho da Vaca estava sendo acompanhados pela produtora João de Barro Filmes, que acompanhou os reiseiros durante esta última semana com a finalidade de produzir um filme sobre esta cultura regional que continua firme e forte.
Nenhum comentário: