Asamil está construindo 60 barreiros trincheira na região de São Timóteo
Os Barreiros Trincheira são tecnologias sociais que foram desenvolvidas pela Articulação no Semiárido - ASA/BA em parceria com a EMBRAPA Semiárido na região de Petrolina-PE. Diferente dos barreiros que tradicionalmente fazem parte das estratégias de estoque de água pelas comunidades sertanejas, que tem formato circular, um grande espelho d’água e são rasos, os Barreiros Trincheiras são profundos e com uma menor superfície, diminuindo a evaporação da água neles armazenada.
Segundo o Coordenador do Projeto MAIS ÁGUA II, Dilto Aguiar de Souza, “estudos comparativos mostraram que os Barreiros Trincheiras, por sofrerem menor evaporação, conseguem guardar água por um maior tempo de estiagem, enquanto os barreiros tradicionais geralmente secam antes”.
Amparados nessa experiência, o Ministério de Desenvolvimento Social – MDS e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia - SDR estão apoiando a implantação destas tecnologias sociais, visando à segurança alimentar e nutricional das famílias, a segurança hídrica dos rebanhos e a inclusão produtiva das famílias agricultoras do semiárido baiano.
Além de São Timóteo, também foram contemplados os povoados de Malhada Grande, Martelo, Jatobá, Couros, entre outros.
CURSO DE GAPA EM SÃO TIMÓTEO |
Nenhum comentário: