MAIS UM INCIDENTE ENVOLVENDO A MINA DE URÂNIO QUE FICA PRÓXIMO A SÃO TIMÓTEO
O FATO
A mina de extração de urânio que fica aproximadamente 16 Km da comunidade de São Timóteo é mais uma vez palco de incidentes envolvendo supostas contaminações. Desta vez o fato envolve um vigilante das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) que teria caído dentro de um dos reservatórios que armazena o urânio na pedra bruta com água e ácido.O fato teria acontecido no dia 26 de junho mas só divulgado agora.
Segundo Sindicato, o vigilante não recebeu atendimento médico e voltou a trabalhar normalmente. Já a empresa alega que prestou todo atendimento necessário e que estão previstos nas normas de segurança da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM). A INB ainda afirma que foram feitos exames de urina e de sangue, bem como avaliações cardiovascular e pulmonar, onde todos deram negativo.
O QUE É O URÂNIO?
O Urânio é um elemento químico altamente radioativo de símbolo U e de massa atômica igual a 238u, apresenta número atômico 92 (92 prótons e 92 elétrons), seu nome é uma homenagem ao planeta Urano, é um elemento natural e comum, muito abundante nesta região de Caetité que fica nas divisas dos municípios de Lagoa Real e Livramento.
O Brasil, segundo dados da INB, ocupa a sexta posição no ranking mundial de reservas de urânio, onde apenas 25% do território nacional foi objeto de prospecção, e as duas principais reservas é esta de Caetité e a outra é a de Santa Quitéria.
Descoberta em 1976, a mina de Caetité é feita a céu aberto, numa das 33 ocorrências localizadas numa faixa com cerca de 80 Km de comprimento por 30 a 50 Km de largura. O complexo instalado produz um pó mineral, conhecido por yellow cake. Esta reserva possui um teor médio de 3.000 ppm (partes por milhão), capaz de suprir dez reatores do porte de Angra 2 durante toda sua vida útil. Diante disso dá par se notar a importância que esta usina tem a nível nacional e até internacional e talvez por isso que tenha sido tão difícil e desigual a luta daqueles que ficam as margens do abandono, tão perto do desenvolvimento e ao mesmo tempo tão longe da ordem e do progresso.
Nenhum comentário: