Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Um pouco de nossa história.

Casa do Barão

Dando continuidade à Edição publicada por este BLOG no dia 20 de setembro a respeito da história de São Timóteo, falaremos sobre os motivos que levaram ao início do povoamento desta comunidade.
Segundo informações a família Spínola veio juntamente com outras pessoas explorar as minas de ouro em Rio de Contas e na região da Chapada e passaram a colonizar esta região também. Conta-se que Timóteo exportou muito ouro retirado da região de Rio de Contas para a Inglaterra e depois  de 30 anos residindo na região o Barão mudou para o Rio de Janeiro levando uma grande carga de ouro em baú.
Com o passar dos tempos, o povoado começou a ser habitado por viajantes, escravos entre outros e com o crescimento das famílias novos povoados foram surgindo ao redor desta região, inclusive alguns quilombos, que eram muito comuns no período colonial para o refúgio de escravos que se rebelavam, inclusive já temos alguns na região reconhecidos pela Fundação Palmares como remanescentes de quilombolas, como é o caso do Cipoal e Várzea Grande, localizados próximo ao Mucambo Malheiro. Outras comunidades foram fundadas a partir de fazendas, onde casarões no mesmo estilo colonial foram edificados.
E daí em diante as famílias foram expandindo e a antiga Lagoa de Timóteo se transformou nesta pequena vila.
Parte das informações publicadas foram retiradas da 12ª Edição do Jornal Folha da Chapada publicado no dia 23/11/2007.




O que restou da casa do Barão


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.