Header Ads

Ads Top
Últimas Notícias
recent

Frio e baixa umidade farão parte dos festejos juninos

De acordo o site da FIERN, a previsão é de inverno abaixo da média para os próximos meses na Região Nordeste. É o que aponta o relatório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As chuvas deverão ficar 35% dentro da normalidade e somente 20% acima do normal, segundo previsão dos meteorologistas que participaram do 17º Workshop Internacional de Avaliação Climática, realizado no início desta semana em Fortaleza (CE). A reunião reuniu especialistas de sete estados, entre eles o Rio Grande do Norte, com apresentação de prognóstico para abril, maio e junho.
Os dados preocupam os meteorologista que afirmam para a região de clima Semiárido possibilidade de mais um ano de estiagem. A previsão baseia-se na análise dos resultados dos modelos oceânicos, que simulam o comportamento da temperatura da superfície dos oceanos para os próximos meses, o qual mostra uma tendência de diminuição do fenômeno El Niño no Pacífico e um quadro de normalidade para o Atlântico.
A simulação foi utilizada para estimar o comportamento das chuvas para os próximos meses, dando como resultado uma condição de chuva abaixo da média histórica para o período. Na primeira quinzena de janeiro as chuvas também foram de pequena intensidade e localizadas. A previsão indica ainda que pode haver mudanças significativas referentes aos parâmetros oceânicos e atmosféricos durante as próximas semanas, principalmente no Atlântico.
Já os reservatórios permanecem em situação crítica de armazenamento e recarga dos mananciais, alguns já prestes a entrar em estado de colpaso total.
O gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN, Gilmar Bristot participou do encontro. Na última reunião, ocorrida na sede da EMPARN, na Estação Experimental do Jiqui, os meteorologistas do Nordeste, juntamente com especialistas do CPTEC/INPE, identificaram instabilidade nos parâmetros analisados, como as águas do Oceano Atlântico e a atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.